Qual o formato ideal para seu evento corporativo?

Que a realização de eventos corporativos traz milhares de benefícios para a empresa e seus funcionários, nós já sabemos- e também já falamos aqui quais são as vantagens.

Mas, qual o formato ideal para o evento corporativo de cada empresa?

Quando pensamos nesse tipo de iniciativa, o ponto inicial é analisar o público alvo, para então, definir qual a estratégia da empresa.

Para facilitar a escolha, vamos explicar um pouco de cada perfil de evento e em que momentos, eles são a melhor opção.

Visitas e encontros privados

Se o intuito da empresa é potencializar o relacionamento com seus clientes, os tipos de eventos mais comuns são as reuniões e visitas, realizadas esporadicamente. Principalmente quando falamos em empresas de grande porte, os eventos de negociação entre empresa-cliente, fazem parte da rotina de trabalho. Viagens e boas conversas são o ponto chave.

Meetups

O que são? Pequenos encontros, voltados a públicos específicos e que acontecem com certa frequência na empresa, em clima mais informal. Como se caracterizam por eventos reduzidos, são realizados para estimular o relacionamento entre empresas e atrair novos investidores locais. É a chance de, em momentos de descontração, conhecer melhor os profissionais de sua área e conhecer pessoas que, futuramente, possam se tornar parceiros ou companheiros de trabalho.

Feiras e congressos corporativos

Esses tipos de evento se caracterizam por serem de maior porte, e em um ambiente mais formal e profissional. De forma geral, são realizados quando o intuito é promover um encontro entre profissionais da mesma área, para apresentar novos projetos, discutir temas específicos ou apresentar novos os produtos e serviços das empresas. Se a ideia é captar novos clientes, gerar investimentos e trocar conhecimento sobre novas ferramentas de trabalho, além de desenvolver novos negócios, esses formatos são ideais.

Cursos, palestras e workshops

Workshops, palestras e cursos especiais são ótimas opções para transmitir conhecimento aos demais profissionais da área. Normalmente, esses eventos têm objetivos educacionais e servem para atrair pessoas de um mesmo setor que buscam maior especialização, além de favorecer o relacionamento entre diferentes empresas e profissionais. Na maioria dos casos, os cursos e congressos são comandados e organizados por grandes empresas, que já possuem ou buscam conquistar maior notoriedade dentro do ramo de atuação.

Eventos anuais de grande porte

Esse formato se adapta aos diferentes objetivos empresariais, seja um lançamento de produto, prospecção de clientes e patrocínio, ou até fortalecimento da relação entre fornecedores clientes e parceiros. No entanto, como são realizados apenas uma vez ao ano e para um público bem maior de demais, os investimentos devem ser ainda maiores!

Eventos com interação de mídia (streaming)

Independente do perfil e quantidade de público, para eventos com maior interação, nada melhor que optar pelo chamado streaming, ou seja, interação de mídia. Se o objetivo é garantir maior contato com os participantes ou até mesmo apresentar detalhadamente um novo projeto ou produto, nada melhor que uma explicação ou simulação transmitida através de sistemas multimídia. O formato é indicado principalmente para evento de grande porte, pois permite que o som e vídeos sejam transmitidos com excelência e proximidade a todos os participantes.

Esses são alguns dos formatos mais executados e que melhor atendem às demandas empresarias, de qualquer forma, ainda existem inúmeras outras possibilidades. O importante é lembrar sempre: organização e planejamento são indispensáveis quanto o assunto é evento, principalmente na área dos negócios.