Códigos de etiqueta: como se portar em eventos corporativos ou sociais

Cultivar uma boa imagem, dentro e fora do ambiente de trabalho, é indispensável para o reconhecimento pessoal e profissional. Afinal, a forma como se porta perante amigos, família ou colegas de trabalho, faz toda a diferença nos na forma como cada uma dessas pessoas irão se relacionar com você.

Sendo assim, é importante lembrar que alguns códigos de etiqueta básica devem estar na lista de prioridades de quem deseja cultivar bons relacionamentos.

As chamadas boas maneiras se aplicam a diferentes tipos de ocasiões e eventos e vão desde a postura corporal, até os assuntos que serão abordados. Anote já algumas dicas especiais para se destacar e conquistar o sucesso, seja ele pessoal ou profissional.

EVENTOS SOCIAIS

  • O primeiro passo ao receber o convite é conferir se estará disponível na data e horário do evento, e então, confirmar sua presença ou ausência. Além disso, principalmente em casamentos ou aniversários, a confirmação é indispensável, afinal, esses tipos de eventos contam com buffet e precisam ter o número exato de convidados.
  • Vale lembrar também de conferir a quem o convite se estende. Alguns eventos permitem que as crianças participem, outros são inapropriados, saiba reconhecer ou pergunte aos responsáveis sobre levá-los.
  • O dresscode é item que deve ser sempre seguido, principalmente em festas temáticas.
  • Se fumar em lugares fechados é proibido, procure um local específico para isso ou espere para fumar ao ir embora.
  • Em muitos casos, você terá que dividir mesa com outras pessoas, que pode conhecer ou não. Caso nos conheça os demais convidados, atente-se aos assuntos e evite fazer comentários ou perguntas de âmbito pessoal.
  • Na hora do jantar, tenha cuidado ao se servir. Cuide para não colocar comida excesso no prato, isso é deselegante, principalmente se sobrar comida no prato depois. Ainda sobre o jantar, cumprimente os demais convidados após terminarem as refeições. E na hora do doce, evite encher o prato com milhares deles, menos ainda, guardá-los nos bolsos.
  • Não beba demais. Bebida alcoólica em excesso, além de fazer mal à saúde, pode gerar situações indesejadas.
  • Se as crianças foram convidadas, garanta que elas se comportem e brinquem apenas onde for indicado. Correr entre as mesas, gritar ou brigar com outras crianças, além de desagradável, pode causar acidentes.

 

EVENTOS CORPORATIVOS

  • Começando também pelo convite, se ele for feito de empresa para empresa, e principalmente entregue em nome de uma autoridade, o retorno e agradecimento são indispensáveis.
  • O mesmo vale para a quantidade de pessoas convidadas. É sempre necessário respeitar a quem se estender o convite.
  • Vestimenta continua sendo item básico de etiqueta e deve ser respeitado. Mesmo que seja na confraternização de fim de ano da empresa, por exemplo, roupas muito despojadas, como bermudas, chinelo e camisetas cavadas ou até vulgares, como decotes excessivos, transparências ou saias muito curtas, podem causar a impressão errada, mesmo nos colegas mais próximos.
  • Cuidado com o assunto. Falar mal de colegas, palavrões ou reclamar da postura do chefe, além de ser um péssimo hábito, pode prejudicar sua imagem profissional e afetar a carreira. Use o momento para falar de coisas boas.
  • Evite expor seus relacionamentos amorosos. Mesmo que o evento seja informal, estará na presença de seus colegas de trabalho, por isso, não é indicado expor qualquer relação pessoal com algum dos demais profissionais.
  • Por fim, agradecer nunca é demais. Mostrar satisfação por ter feito parte deste momento pode ser muito bem visto pelos colegas e superiores.